ITA Amazônico, Nióbio, ONGs e a seca no nordeste…

Bom, galera, nada como se blogar um dia antes de uma prova…. Você sem o menor saco de estudar… Qualquer coisa lhe parece mais importante do que ler os ppts que vc tem que decorar! :/

Uma coisa que o pessoal de tecnologia não tem muito contato geralmente ou no trabalho são questões ambientais e humanas… Eu tava pensando em falar um pouco sobre coisas que recentemente eu tive conhecimento e “paguei muito pau”…

Comecemos:

Dia 3 de junho saiu essa reportagem da Folha online: Academia de ciências propõe criar “ITA da Amazônia”

Trata-se basicamente de uma proposta de 6 pesos-pesados da ciência brasileira propoem uma saída para o desmatamento indiscriminado da Amazônia com a construção de 3 institutos de pesquisa de ponta e 2 universidades. Todos focando a área de biotecnologia, desenvolvimento sustentável agregando assim valor aos produtos derivados da maior biodiversidade do planeta. Consiste basicamente em trocar uma cultura de pecuária e extrativismo por desenvolvimento científico e tecnológico.

E para muitos que dizem que isso é bastante utópico, o país já viu um passo bastante similar a esse. Ano de 1950, o visionário cearense Casimiro Montenegro Filho teve que brigar com alguns conservadores da época que acreditavam que apenas deveríamos criar engenheiros para a manutenção de aeronaves. Ele instalou em São José dos Campos o que conhecemos hoje como ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). A contra gosto de muita gente, conseguiu criar um pólo de desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional vindo a gerar a Embraer que construiu o primeiro avião brasileiro e o que se tornou a 4a maior indústria aeronáutica do planeta. Tudo construído com base na universidade americana MIT nos moldes da DC Disciplina Consciente… Mas Bem, essa já é uma outra história :)

O que se propõe é um investimento de 3 bilhões de reais por ano durante 10 anos para conseguir esse feito (Eu ainda não consigo pensar em grandes números e não sei o quanto isso é razoável ou não). Mas conseguiríamos uma nova geração de engenheiros, biólogos, climatologistas com uma indústria internacionalmente competitiva.

A gente nunca reconhece o potencial do que é nosso… Nunca dá valor! “A grama do vizinho sempre é mais verde!!”. Um dos casos citados na reportagem: Uns surfistas pulam aqui, conhecem o açaí, levam pra California e montam um centro de estudos baseados nele desenvolvendo produtos cosméticos, farmacêuticos e nutracêuticos… Isso poderia nos colocar como sendo o primeiro país tropical desenvolvido do mundo!

Esse é o documento redigido por eles: Íntegra do doc da Amazônia

Daí eu lendo, vi que o Brasil é responsável por 95 a 98% do nióbio mundial em reservas de Roraima

e do centro-oeste. Eu nunca tinha ouvido falar em aplicações desse metal, mas por resistir a temperaturas extremamente altas (algo do naipe 100 milhões de graus Celsius, 6x a temperatura do núcleo do sol) ele será utilizado para fabricar um reator em estudos de processos de fusão nuclear, na Europa. Ao fundir por exemplo dois núcleos de hidrogênio para formar o hélio, se produz uma grande quantidade de energia nesse tipo de reator, mas ainda não se domina bem esse processo, que daria fim aos lixos radioativos.

blog: http://www.freewebs.com/imortaisguerreiros/artigosrebeccasantoro.htm#200154156

tema: ATIVOS REAIS, NIÓBIO, PLASMA, FUSÃO NUCLEAR, ENERGIA E… RORAIMA.

Discutindo isso com a frutífera lista do todosh8 (lista de e-mails GENÉRICOS do alojamento que eu moro aqui no ITA) incrivelmente às vezes sai algumas coisas boas de lá.

A gente vê a boa vontade de bastante gringos que não querem que a Amazônia morra… Esse rico habitat de animais e vegetação… Vamos preservar as reservas indígenas e a cultura deles… BULLSHIT!!!

Tudo isso é pra tacar a mão no que a gente tem de valioso… Nióbio, Potencial de biodiversidade da amazônia, potencial petrolífero… Etc e talz!

Uma forma bem legal de cair a ficha de quanto eles são bem “filantrópicos” com a gente… Todas essas ONG’s… É notar a quantidade delas interessadas em ajudar com a Seca no sertão nordestino…

Não sei quanto aos números disso (provavelmente errados, mas tenho certeza que a idéia passada está certa…) Trecho abaixo extraído de um e-mail:

PERGUNTAS

Vítimas da seca

Índios da Amazônia

Quantos?

10 milhões

230 mil

Sujeitos à fome?

Sim

Não

Passam sede?

Sim

Não

Subnutrição

Sim

Não

ONGs estrangeiras ajudando

Nenhuma

350

Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres.
Agora uma pergunta: Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito?
A União Européia investe milhões de dólares na demarcação de reservas indígenas no Brasil. Por quê?
Quando há tantos problemas de maior gravidade: terremotos em El Salvador e na Índia, a catástrofe em que vive a África, a seca no nordeste, a epidemia de AIDS, etc.

Como já dizia o Gabriel Pensador: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia… Essa mina deve estar com algum problema :P”

Enfim, de açaí a cacto, de Índia a Nióbio, de Tecnologia a seca… Não podemos ficar omissos nas mudanças que ocorrem ao nosso redor mesmo muitas dessas sendo só a longo prazo… A gente pode até não sentir as conseqüências disso, mas nossos filhos ou netos sentirão.

Fica uma frase pra reflexão:

“O que mais desespera não é grito dos maus mas o silêncio dos bons”

Boa semana galera e comentem :)

About these ads

~ por einsteinnjr em 10/06/2008.

14 Respostas to “ITA Amazônico, Nióbio, ONGs e a seca no nordeste…”

  1. Gostei do “BULLSHIT!!!”, acho q a jô vai imaginar outras coisas com relação a isso! E a idéia é boa, mas será q ele vão colocar limite de idade q nem no ITA pra entrar? heheheh

  2. quais as ongs que existem no nordeste

  3. gostaria de saber se lensol d’agua passa de 15,00 metros e porque não tem uma orientação e ajuda para fazer posso para estes nossos irmão?

  4. O sertão do nordeste é uma região que tem o maior rebanho de caprino do Brasil.Uma cidade chamada Uauá localiza-se no sertão da Bahia e lá acontece umas das feiras de caprinos maiores do Brasil.

  5. usei uma imagem pro meu trabalho XD

  6. Gostei do que foi dito aí em cima :]
    tava procurando sobre a seca do nordeste, vendo se encontrava notícias de ajuda, projetos ou qualquer coisa dessa natureza… e encontrei o seu blog aqui…
    é incrível mesmo como tudo gira em torno de interesses próprios, e ninguém pára pra questionar ou fazer diferente. aliás, estou sendo injusta quando digo ninguém, já que só nessa minha pequena pesquisa encontrei gestos bonitos e tal… mas fica o pensamento né… a frase com que você finalizou que resume a ópera e realmente faz pensar: “O que mais desespera não é grito dos maus mas o silêncio dos bons”

  7. Olá pessoal, tenho um projeto cultural com uma banda nordestina de Forró pé-de-serra, e achei essas imagens muito legais. Estamos lançando um CD titulado SERTÃO DOS SERTÕES que é também uma das músicas em que retrata o sertão e o sertaneijo. Então eu queria muito muito usar essa terceira imagem desta página como capa do CD, então já mandei preparar. não é legal? por favor me respondam.

    • Essa imagem eu encontrei na internet…
      Não é de minha autoria…
      E por isso não posso responder sobre ela!

  8. é que nesse planeta a seca esta piorando cada dia mais,eu amo geografia é se puder ajudar em alguma coisa ,eu ajudaria para melhorar a o nosso planeta,isso não pode ficar assim ,mas sempre vou fazer de tudo pra melhorar nosso planeta obrigado ….

  9. de olhos aregalados!!!!!!!!!

  10. a eu nem li mais achei legal kkkkkkkkkkkk

  11. Isso e o acumulo dos acumulos,mais DEUS E JUSTO.
    Ele mesmo disse:balança enganosa é abominaçao para o senhor,
    mas o peso justo é o seu praser.

  12. gostaria qee vcs descreva pra mim sobre a casa de nordestino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: