Photo Tagging no Orkut e o Primeiro post ever :)

E aí galerinha!! Começando hj meu blog sobre coisas mais genéricas da vida… Desde novidades techies, puzzles de mat, filosofias da vida, curiosidades e algumas piadinhas, hehehe😛 Vamo ver se dá certo esse negócio de blog!

Uma feature nova que o Orkut recém adicionou é o Photo Tagging…Descobri isso ontem ao olhar no meu perfil um ícone adicionado ao lado de messages.. “Photos of me”.

.

Quando cliquei, lá estavam todas as pessoas identificadas com tags (etiquetas) numa foto. Um quadrado ao redor de seus rostos e identificados com o nome de cada pessoa! Eu estaria infinitamente empolgado, se eu já não tivesse ficado assim a um mês atrás, quando um amigo meu mexendo no Facebook me mostrou a mesma coisa lá… (É… boas features em computação, se multiplicam como coelhos entre os concorrentes, hehe)

Pra adicionar tags, basta que você abra uma foto do seu álbum e aparecerá agora no canto inferior direito opções de adicionar tags e mostrar todas. (em vermelho) .

As tags são para você etiquetar as pessoas que você tem na foto com retângulos (comumente, apenas o rosto :P) dentre os nomes de sua lista de amigos do orkut. Embaixo da foto vão aparecendo as tags com uma lixeirinha ao lado, caso deseje deletá-las. (em amarelo)

Automaticamente todos os seus etiquetados recebem em seus perfis, as fotos… E o que é melhor… A foto já está “tagueada”… Sem Retrabalho para nenhum dos outros🙂

Depois de colocar tags em mais algumas fotos, já descobri umas limitações:/

Adicionando as tags em todo mundo… Fiquei sem a minha!! O máximo de tags numa foto é 10:/

Na foto acima, está na feature “show all”, que mostra todas as tags já adicionadas!

Mas tirando isso, a aplicação é muito massa!! Isso dá idéias para muitas coisas… Saca só:

Imagine muitas fotos…. “carteiemos” centenas… Todas com tags mostrando um retângulozinho no meu rosto e identificando “Einsten Júnior”. Agora joga pra um computador dizendo que todas aquelas fotos, nos mais diferentes ângulos, de lado, bronzeado, olhando pra cima, de óculos, de perfil, de barba, cavanhaque etc etc etc… todos são objetos que ele deve “reconhecer” como Einstein…

Assim, dá pra criar uma aplicação que me “ache” na foto, sem eu precisar me selecionar nela!!

Para isso, basta montarmos uma rede neural… com fotos de “positivos” (meus rostos) e fotos de “negativos” (que não sou eu… pode ser uma bola, uma xícara, um livro… qq coisa).Todas essas fotos vão ser separadas em 2 conjuntos: de treinamento e de teste. O treinamento (por exemplo 90% delas) servirá para calibrar o nosso classificador. As de teste (10% restante), será o nosso caso controle. Ele verificará se o classificador está bom ou ruim, isto é, separando bem o que é “Einstein” do que não é. Lembrando que o conjunto de teste NÃO deve ser posto pra treinar, mas servirá apenas pra avaliar. Caso esteja ruim o classificador, basta adicionarmos mais fotos…

(Muitas daquelas aplicações que reconhecem rostos, faces, olhos, pessoas utilizam isso. TIve uma experiência com isso em Janeiro de 2007 no Extreme Blue, Estágio da IBM. Utilizávamos uma biblioteca aberta da INTEL de Computação Visual… o OpenCV, para montar uma aplicação similar para os processadores CELL com reconhecimento de gestos).

* (Essa aplicação na verdade é algo bem impossível ainda… Com tantas diferenças de fotos que propus… Alguns algoritmos complicadinhos já sentem dificuldade de reconhecer um objeto simples devido a condições de luminosidade, proximidade e orientação do objeto (rotacionado)… Imagine com variações… Mas para reconhecer olhos, rosto humano genérico e mãos, por exemplo, já se possuem aplicações bem “reliables”).

Enfim, Bastante legal!!! hehehe.

[Ainda pensando se coloco o blog em português semi-correto… ou inglês poooooooooouco errado :P]

*Browseando depois achei isso aqui: http://googlesystem.blogspot.com/2006/08/gmail-pictures-used-for-face.html

~ por einsteinnjr em 04/06/2008.

6 Respostas to “Photo Tagging no Orkut e o Primeiro post ever :)”

  1. Fala Einstein! MAndou bem criando o blog.. curti! continua escrevendo que vou procurar sempre vir aqui ler entre uma compilacao e outra. ehehe

  2. A idéia de usar redes neurais para uma aplicação dessas é da hora hein! =)

    Quero ver mais posts…

  3. Mah.. comecei a me preocupar contigo.. tah se alimentando bem? Tem comido o q?

    hehehe… tah massa! Eu passei 2 dias me perguntando pra q diabos serviam esses tags…. ainda acho q n serve pra nada.. mas tdo bem hehehe

  4. Uia… Einstein com blog! Quem vê pensa q ele vai ficar postando direto aqui… do jeito q ele é, 1 a cada 6 meses!! heheh (tu sabe q eu tô brincando né?) heheeh massa… faz um blog de facilitações de computação, ou de resolução de pequenos problemas… sei lá… tá massa! hehehe

  5. Olha só o grande E=mc^2🙂
    Legal o blogger, seu mocado, hehehe.
    Muito bizu o post também!
    A gente precisa se falar!
    Kong Fofão Jr na veia? heheh
    Abração!!!

  6. oiii
    como eu altero a privacidade das “photos of me”????

Deixe uma resposta

 
