Mega-sena e Casas Bahia: Jeitos fáceis de como tiram dinheiro de pobres [RETIFICADO]

Ê laiá, hein? Quanto mais eu estudo, leio e penso, mais eu dou graças de poder ter um pouco de pensamento crítico… É osso como em todo lugar que a gente olha se vendem esperanças furadas para lucrar, né? Gostaria de comentar duas:

1) Mega-sena: A chance de ganhar é 1/50063860. É um em 50 milhões. Vamos comparar:

É a mesma coisa que eu parar uma pessoa na rua e falar assim… Pensa um número de 1 a 50 milhões, mas não me diz! E a cada palpite que eu errar, eu dou 2 reais pra ela. Se eu acertar, eu ganho X milhões (note que o valor é sempre menor que 50 milhões!!! Por que será? Será que é por que o Governo tem a estratégia vencedora do jogo? ). Além do Monopólio de Jogatinas: Olha pessoal, só eu (governo) que tenho direito a ganhar realizando esse jogo, hein?

Pra quem não sabe, esso é o motivo que Cassinos sempre são riquinhos: Eles teoricamente tem dinheiro infinito. Já a gente não!! Então “in the long run” (a longo prazo), eles enriquecem, enquanto a gente “se diverte”!

Alguns dados tirados de um site sobre Mega-sena (http://www.resultadosmegasena.com.br/comojogarmega-sena.php) :

“Quanto é o prêmio?

O prêmio bruto corresponde a 46% da arrecadação, já computado o adicional destinado ao Ministério do Esporte. Dessa porcentagem:

  • 35% são distribuídos entre os acertadores dos 6 números sorteados (Sena);
  • 20% entre os acertadores de 5 números (Quina);
  • 20% entre os acertadores de 4 números (Quadra);
  • Os 25% restantes são acumulados e distribuídos aos acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5.
O que o governo faz com o restante do dinheiro?

Abaixo, segue a destinação Social da parcela do prêmio que não vão para os ganhadores: Destinação social
Os prêmios acima correspondem a 44% da arrecadação bruta.

  • 1% é destinado ao Fundo Nacional da Cultura.
  • 22,4% à Seguridade Social.
  • 9,6% ao Programa de Crédito Educativo.
  • 3% ao Fundo Penitenciário Nacional.
  • os 20% restantes cobrem as despesas/lucro da CEF e a remuneração das lotéricas.”

E, depois dessa história de Novo Hamburgo (http://tiny.cc/Whx30), é que se expõem os pontos fracos do sistema:

Ah, como eu queria ter uma lotérica!

Veja só como donos de lotéricas podem TAMBÉM serem os Vencedores nesse jogo (Oo): Eu finjo que estou apostando todo o dinheiro que os meus clientes pagam na mega-sena, mas na verdade eu estou embolsando. (Visto que é completamente improvável alguem ganhar, é vantajoso para mim correr esse risco) Caso alguém ganhe, eu faço um seguro quanto a erros da minha lotérica. Daí o seguro me cobre… Vê que legal. Oo Basta descobrir se existe um seguro desses, hehehe.

Atualização: [28/02/2011] PEEEEEN. Nessa eu bati na trave.. O seguro, por ter que assumir o risco de pagar o valor do prêmio de uma mega-sena, tem q pagar custos de administração e auferir lucros. Os custos de um seguro desse deveria ser da ordem do premio a ser pago… O q não valeria a pena para ninguém.

2) Já o da Casas Bahia: É o financiamento maravilhoso em 100 parcelas, que você pode começar a pagar no próximo ano (Oo). Daí eles vão e se aproveitam de taxas de juros exorbitantes que podem cobrar. Obvio que eles fazem tudo na lei… Deve estar  tudo explicado na hora da compra. Mas quem lê? Quem pergunta? E além do mais o pobre que nem ensino tem ou é esclarecido… QUANDO A ESMOLA É DEMAIS, O CEGO DESCONFIA… (ou deveria!) O Sistema se aproveita das pessoas não esclarecidas, camuflando armadilhas disfarçadas em ótimas promoções…

Atualização: [28/02/2011] PEEEEEN. Nessa eu fiz gol contra. Uma compra é uma troca VOLUNTÁRIA entre 2 pessoas, trocando mercadorias ou mercadoria por dinheiro. A pessoa que compra tem total autonomia sobre seus atos. Em nenhum momento ele é enganado quanto a quantidade que ele vai pagar e em quanto tempo. Se está havendo a compra, ambas as partes estão satisfeitas com a troca, visto que é voluntária e não coercitiva. Revendo meu texto, volto atrás e Corrijo meu raciocínio nessa atualização. A Casas Bahia é um BEM para as classes baixas, por permitirem chegar a eles condições de pagamento para consumirem o que desejam naquele momento.

~ por einsteinnjr em 02/03/2010.

2 Respostas to “Mega-sena e Casas Bahia: Jeitos fáceis de como tiram dinheiro de pobres [RETIFICADO]”

  1. As pessoas confiam que Deus poderá ajudá-las. Vai que com fé, Deus, não lhe indique os números?

Deixe uma resposta

 
